December 10, 2015

Sopa cremosa de beterraba

Ja comentei com voces de que se fosse por mim o Love e eu so comeriamos sopa durante o inverno.
O Love gosta  de sopas classicas, mas, come praticamente todas as sopas que eu faco.
Por estes dias eu fiz esta sopa de beterraba. Ele olhou e achou meio estranho, ai ele me perguntou espantado "...E da para fazer sopa de tudo e?.." Acho que ele estava preocupado qual seria a minha "proxima invencao".
Mas depois de ter lambido ate a panelinha da sopa, penso que ele me deu  um voto de confianca. Afinal de contas ele sabe que eu nao vou fazer sopa de berinjela- e o nosso pacto.
Esta sopa nao e uma versao da sopa Russa Borscht, e sim, uma sopa de beterraba com identidade propria. Otima servida com paes agrios bem rusticos.
A consistencia da sopa vai depender do tamanho das beterrabas, entao nao bata todo o liquido do caldo no liquidificador de uma vez.
Eu queria uma sopa bem consistente ( o Love nao gosta de sopa rala ), por isso, usei a quantidade de liquido sificiente para deixa-la neste ponto.
A quantidade de leite de coco pode ser aumentada para 400 ml caso voce  nao queira uma sopa com  sabor mais forte  de beterraba..

Ingredientes

3 beterrabas grandes descascadas e picadas
1 1/2 litro de agua filtrada
200 ml de leite de coco ( ou use creme de leite fresco )
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 dente grande de alho
1 pedaco de gengibre pequeno ( do tamanho de uma bala de caramelo )
2 cubos de caldo de legumes vegan
sal a gosto
pimenta preta ou branca moida  a gosto

Modo de preparo

Refogue o alho no azeite, mas, nao deixe dourar.
Coloque os pedacos de beterraba  a agua o gengibre e o caldo de legumes.
Tampe a panela e deixe cozinhar.
Retire o gengibre da panela e reserve.
Bata o restante do conteudo na panela e junte a este o leite de coco.
Volte a mistura para a panela em fogo baixo e adicione a pimenta e o sal.
Deixe a panela destampada e espere 10 minutos sirva a sopa quente ou fria nos dias de verao.

Receita adaptade de : Epicurios







No comments:

Post a Comment