February 24, 2016

Quiche de abobrinha e alho poro

Por estes dias fui a um dos meus supermercados favoritos. So la encontro alguns produtos maravilhos como o leite de coco em po, batata roxa, pizza vegana...e quiche de legumes.
Comprei alguns itens, mas nao tive coragem de pagar o preco exorbitante pela quiche. Fiz minha matematica e vi que daria para fazer 3 do mesmo tamanho vendido no mercado ou 2 grandonas.
Eu sei que o preco de um produto leva em consideracao uma serie de fatores, nem preciso comentar, mas mesmo assim nao foi o suficiente para me convencer. Preferi comprar os ingredientes e fazer eu mesma - do meu jeitinho e com tudo o que ha de bom.
E se voce pensa que quiche e dificil de fazer, se enganou, parece dificil mas nao e. Da muito mais trabalho fazer uma lasanha do que uma quiche.
Eu tenho a minha propria receita de massa para quiche. Gosto dela porque nao leva ovos ( ja tem ovos demais no recheio ) e nao e necessario pre-assar a massa para ela nao ficar mole ou encharcar com o recheio. E aqui ja fica a dica: esprema bem os legumes ( use uma peneira ) que serao usados na quiche para que o excesso de liquido nao amoleca a massa.
A quiche nao deve ser servida assim que sair do forno sao necessarios esperar uns 20 minutos para o recheio assentar.

Ingredientes para a massa ( 1 quiche de 35 cm de diametro. Usar forma canelada de fundo removivel. )

2 1/4 de xicara de cha de farinha de trigo ( pode usar integral )
1/2 colher de cha de sal
3/4 de xicara de cha de manteiga sem sal bem gelada cortada em cubinhos
4 a 6 colheres de sopa de agua bem gelada ( deixe a agua no freezer )

Ingredientes para o recheio

2 xicaras de cha de alho poro cortado em rodelas ( use so a parte branca )
3 xicaras de cha de abobrinha ralada ( depois dela ralada, aperte-a conta uma peneira para tirar o maximo possivel de caldo. Congele o caldo para usar em sopas ou cozinhar legumes, arroz... )
1 xicara de cha de parmesao fresco ralado grosso
1/2 xicara de cha de mucarela ralada grossa
2 ovos grandes ( gemas passadas pela peneira )
1 xicara de cha de leite integral 
1 1/2 xicara de cha de creme de leite ( fresco ou de caixinha )
folhas de manjericao fresco a gosto ( opcional )
pimenta a gosto
sal a gosto
tomates cerejas cortados ao meio ( opcional )

Modo de preparo da massa

Misture o sal e a farinha em uma tigela.
Distribua os pedacos de manteiga sobre a massa.
Trabalhe com as pontas dos dedos  e adicione  a agua gelada aos poucos.
Nao trabalhe a massa em excesso ( a massa pode ser feita no processador ).
Quando a massa formar uma bola, enrole-a em filme plastico e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos ( 45 minutos e o ideal ).
Enquanto a massa descansa prepare o recheio.
Em uma tigela grande, coloque todos os ingredientes do recheio ( exceto os tomates cerejas ).
Misture tudo com uma espatura. Reserve.
Enfarinhe  a area de trabalho e abra a massa de acordo com o tamanho da forma. 
Forre o fundo e as laterais.
Coloque a forma da quiche dentro de outra forma ( assim a massa assa ao mesmo tempo que o recheio ).
Despeje o recheio sobre a massa, decore os com tomates cerejas e leve ao forno para assar de 50 minutos a 1 hora ( a quiche deve corar na parte superior ).
Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.
Eu gosto da massa da quiche fininha, mas quem prefere mais grossa e so usar uma forma menor.
A minha quiche  e amarelinha porque usei uma variedade de abobrinha que e amarela.

Receita by: Dona Branca


No comments:

Post a Comment