Uma das primeiras coisas que a gente sente saudades quando muda de um País para outro, além dos amigos e da família, é a culinária.
Tudo cheira e tem gosto diferente: os queijos, os farináceos, os bolos...e quando bate aquela saudade, quase nunca é fácil reproduzir um prato que seja fiel aquele ao qual o nosso paladar já se acostumou.
Há também à necessidade do improviso uma vez que muitos produtos simplesmente não existem na economia local.
E foi por conta da falta de alguns produtos que eu acabei testando algumas receitas de pão de queijo. Não sei se esta será a última receita de pão de queijo que eu testo, mas, de antemão, posso afirmar que é uma das melhores, mais baratas e mais fáceis.
A receita também é mais prática e leva bem menos óleo e ovos e não precisa escaldar o polvilho, que por si só, já é uma grande vantagem em relação à outras receitas.
A receita também é mais prática e leva bem menos óleo e ovos e não precisa escaldar o polvilho, que por si só, já é uma grande vantagem em relação à outras receitas.
Os pãezinhos continuam macios e gostosinhos mesmo depois de frios.
Ingredientes
*250 gramas de batatas asterix ( usei russet, e deu certo)
250 gramas de polvilho azedo ( com polvilho doce é muito melhor )
50 ml de água fria
50 ml de leite integral
50 ml de óleo de soja ou qualquer outro de sabor suave
150 gramas de muçarela ralada grossa
150 gramas de parmesão ralado grosso
1 ovo ( sempre passo a gema pela peneira )
sal a gosto
Modo de preparo
* Cabe aqui uma pequena notinha em relação a batata: Descasque as batatas e entao pese as 250 gramas. No entanto, eu sugiro que sejam cozidas 300 gramas, pois, a batata perde um pouco de peso durante o cozimento porque libera amido.
Com as batatas já cozidas em água, passe-as ainda quente pelo expremedor de batatas até obter as 250 gramas.
Quando as batatas estiverem mornas, adiciones os demais ingredientes pela ordem na qual aparecem na lista de ingredientes.
Mexa tudo com a mão e sove bem.
Experimente um pedacinho da massa e ajuste o sal.
Para saber se o ponto está correto, faça uma bolinha do tamanho de um pão de queijo pequeno que normalmente compramos congelados.
A massa deve enrolar com facilidade e não deve ficar pegajosa e sujando as mãos.
Se a massa estiver pegajosa, adicione um pouco mais de polvilho ( 1 colher de sopa por vez ), sove a massa e faça o teste da bolinha outra vez ( lave e seque bem as suas mãos antes de enrolar a bolinha de teste ).
Forre um tabuleiro grande com papel manteiga e faça as demais bolinhas.
Leve para assar em forno preaquecido a 180C . Para quem usa a temperatura em Fahrenheit, com fogão a gás natural ( gás produzido por fornalha ), asse os pães de queijo a 370 F.
O tempo de cozedura varia de forno para forno e de altitude. Maior a altitude , tanto maior o tempo para assar os pãezinhos.
De um modo geral, eles devem ficar no ponto em cerca de 30 minutos.
Para congelar bastar fazer as bolinhas, colocar no tabuleiro forrado com papel manteiga e levar as bolinhas cruas ao freezer.
Uma vez completamente congeladas, coloque os pães de queijo em sacos próprios para congelamentos por até três meses.
Receita adaptada de:receitanamesa
Não há diferença alguma entre os pães congelados e aqueles que foram assados frescos.
No comments:
Post a Comment