July 20, 2022

Pé de moça vegano, aka, nut bars

Em uma das minhas viagens ao Brasil, eu fui apresentada ao Pé de Moça.
Não sei quão antigo é esse doce porque na minha infância só conhecia o Pé de Moleque.
Ontem resolvi recriar o Pé de Moça de forma natureba-e não é que ficou bonzão!
Super fácil de fazer e fica pronto num pulinho.
Para a receita dar certinho, use tâmaras gordas e macias do tipo Medjol.
A combinação de oleaginosas fica a seu critério. Eu usei uma mistura que continha amendoim porque dá aquele sabor do doce original, mas você pode usar o que mais gosta, inclusive, sementes.
Se bater uma vontade você pode fazer como eu fiz e cobrir umas com chocolate de sua preferência ( eu fiz com amargo 90% cacau).



Ingredientes
 
2 xícaras de chá de oleaginosas tostadas e salgadas ( já compro pronta)
1 xícara bem cheia de tâmaras medjol sem a semente.
1/2 colher de chá de extrato de baunilha 
3 colheres de sopa de água ( só vai usar o que precisar).
Modo de preparo
Numa tigela média, coloque as oleaginosas e reserve.
Coloque as tâmaras no processador junto com a baunilha.
Processe até virar uma pasta ( adicione a água aos poucos se precisar para atingir a consistência de cream cheese).
Desligue o processador e despeje a pasta de tâmaras sobre as oleaginosas.
Misture com uma espátula até envolver tudo ( depois de envolver tudo, você pode fazer bolinhas aos invés de barras).
Despeje a mistura em uma forma retangular ou quadrada pequena forrada com papel manteiga.
A mistura é meio pegajosamas com jeitinho dá para espalhar sem problemas. Aperte bem a mistura na forma para compactar tudo.
Se quiser decore com  oleaginosas e leve à geladeira por 2 horas.
Remova o doce da forma segurando pelo papel manteiga, corte no tamanho e formato desejado.
Guarde o doce em potes fechados na geladeira por até 3 semanas.



Receita by: Dona Branca


No comments:

Post a Comment