July 14, 2022

Pudim de leite com cream cheese

Eu já contei aqui o meu amor/ódio por pudins.
Mas aqui e ali me bate uma vontade enorme de comer esse doce- semana passada foi o que aconteceu. 
Então eu fiz esse pudim sem culpa.
A primeira vez que eu fiz a receita eu segui tudoà risca, mas eu precisei ajustar a receita porque meu forno aqueceu demais e a receita nao ficou boa.
Fiz a receita de novo, e ai sim saiu excelente, mas apenas metade porque dois pudins inteiros em uma semana e de quebrar as pernas e a cintura.

A receita vai na íntegra e os meus ajustes entre parênteses.



 Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata do leite condensado para medir)
160 gramas de cream cheese em temperatura ambiente
3 ovos (usei 4 gemas)
1 colher (café) de extrato de baunilha ( usei 1/2 de sopa de extrato)
3/4 de xícara de açúcar 

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200ºC ( no meu forno precisei colocar a 160ºC)
Leve ao fogo uma chaleira com água e desligue assim que ferver ( eu não deixo a água ferver porque não é necessário e ainda pode deixar seu pudim com furinhos).
Leve ao fogo uma forma de pudim com o açúcar, em fogo baixo até derreter o açúcar ( eu deixo um caramelo bem escuro com um leve gosto de queimado. ). 
Mexa somente o necessário para que o açúcar não queime 
Com o caramelo pronto, gire a forma e use uma colher para caramelizar.
Em uma tigela coloque o cream cheese, comece a bater usando um fouet (batedor de arame), em seguida adicione um ovo de cada vez, batendo bem até obter um creme aveludado e uniforme.Nesse momento coloque o leite condensado, o leite e o extrato de baunilha. 
Misture muito bem os ingredientes, despeje a mistura na forma.
Se a sua forma não tiver tampa é só fechar com papel alumínio.
Peque uma panela ou forma um pouco maior que a forma de pudim e que possa ir para o forno, coloque um pouco da água quente reservada ( eu coloco água até alcançar 3/4 da forma de pudim).  
Acomode a forma de pudim e leve ao forno para assar em banho-maria por aproximadamente 50 minutos ( o meu levou 2 horas à 160ºC).



Receita adaptada de: Simples Assim

No comments:

Post a Comment