May 22, 2024

Tiramisu de limão siciliano

Se você gosta de frutas cítricas, esse tiramisu não vai decepcionar- uma explosão de limão na boca.
Eu fugi um pouco da receita tradicional porque queria testar como ficava com o creme Inglês de limão vegano que eu fiz outro dia- eu amei.
Novamente eu optei por fazer em porções individuais, mas fica lindão no refratário.
A  receita original vai na íntegra e minhas anotações entre parênteses.
Deliberadamente, eu omiti a bebida alcoólica.
Essa receita pode é feita em partes: comece fazendo primeiro o curd de limão porque ele precisa estar frio antes de ser usado na receita.
Depois faça o creme de mascarpone e a receita estará pronta para ser montada.

 


Ingredientes

2 xícaras de chá de creme de leite fresco frio
4 colheres de sopa de suco de limão siciliano 
2 colheres de sopa de raspas do limão 
2/3 de xícara de chá de açúcar granulado ( usei 1/4)
1 colher de chá de extrato de baunilha ( não usei)
450 gramas de queijo mascarpone ou cream cheese 
1/2 xícara de chá de curd de limão ( eu usei 1 xícara de chá do curd vegano)
27 unidades de biscoito champanhe

Ingredientes para molhar os biscoitos

1/4 de xícara de chá de suco de limão siciliano fresco
3/4 de xícara de chá de água 

Receita do curd de limão tradicional ( usei essa receita de curd vegano)

1/3 de xícara de chá de suco limão siciliano
1 colher de sopa de  raspas de limão 
2/3 de xícara de chá de açúcar granulado
80 gramas de manteiga
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo inteiro
3 gemas de ovos
Para obter um creme bem amarelinho, adicione um pouco de açafrão da terra em pó 

Modo de preparo do curd

Passe as gemas pela peneira e coloco todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo médio- baixo.
Mexa sem parar até engrossar.
Quando engrossar, retire do fogo e passe por uma peneira.
Cubra a superfície com filme plástico e deixe esfriando na geladeira de 20 a 30 minutos.
Aqui tem curd suficiente para adicionar ao creme de mascarpone e para usar duas camadas no no tiramisu.

Modo de preparo do  creme de mascarpone
  
Em uma tigela grande misture o creme de leite fresco frio ou o creamcheese, curd de limão ( ou o curd de limão vegano), suco do limão e açúcar.
Bata tudo muito bem até formar poucos médios.
Adicione o mascarpone e bata até a misture ficar homogênea.

Montagem do tiramisu 

Moisture a água e o suco de limão para passar os biscoitos.
Pegue um refratário na medida de 26.67 x 19.5 ( 10.5 inches x 7.5 inches).
Passe os biscoitos champanhe no suco de limão e disponha os biscoitos no refratário ( não mergulhe os biscoitos por mais de 2 segundos)
Despeje metade da mistura do creme de mascarpone e espalhe uniformemente.
Espalhe uma camada do curd de limão.
Coloque outra camada de biscoito champanhe e por cima deste o restante do creme de mascarpone.
Espalhe o restante do curd de limão e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas.





Essa é a consistência do meu curd de limão vegano.
Eu deixei mais firme para usar nessa receita porque eu queria usar o saco de confeitar.
Para ficar mais firme, adicione 1 colher extra de amido de milho e só use o curd na receita no dia seguinte.

E porque fiz um curd  mais firme eu não usei queijo mascarpone ou cream cheese.
 
Receita adaptada de Rich and Delicious











No comments:

Post a Comment