June 25, 2024

Pão fofinho de lentilha vermelha, sem glúten

Se você  tentou fazer pão  sem glúten  e já falhou, saiba que eu também faço parte deste grupo.
Eu não sou super fã de paets feitos com farinha de arroz porque eles tendem a ficar secos no dia seguinte  e sem sabor.
Os que são bons levam uma quantidade absurda de óleo ou ovos-comumente os dois.
Então, encontrar uma receita que não custe um braço e uma perna e que seja gostosa sem abusar de ovos e óleos não é tarefa fácil.
Mas como tudo tem jeito nessa vida, lhes apresento o pão de lentilha- fofinho, delicioso e derrete na boca. E o melhor de tudo e que massa pode sere usada para fazer torta de liquidificador e waffles.
Pelas características da massa, tenho certeza que ela pode ser usada para pães doces também!
Eu não tenho formas individuais ( mas vou comprar), para pães tipo bisnaguinha, então usei uma forma de bolo Ana Maria.
Como alternativa use  formas para muffins ou ramekins. Se for fazer pão   para hambúrgueres, use formas próprias ou aros. 
Eu não testei fazer esse receita em formas grandes.
A lentilha precisa ficar de molho por pelo menos 4 horas, mas também pode ser deixada de molho de um dia para o outro, neste caso, conserve na geladeira até o momento de usar.
 
 
Ingredientes para 10 pães tamanho bolinho Ana Maria 

1 xícara de chá de lentilhas vermelhas deixadas de molho por pelo menos 4 horas em água morna
2 ovos grandes, gemas passadas pela peneira
1 xícara de chá de iogurte natural ( pode ser grego e 0%)
4 colheres de sopa de óleo neutro
3/4 de colher de chá de sal
3/4 de colher de sopa de fermento em pó 
Sementes de gergelim para polvilhar por cima, opcional



Modo de preparo
 
Ligue o forno a 180⁰C (360⁰F) , no meu eu assei a 370⁰F.
Unte as forminhas com desmoldante spray sem glúten.Reserve.
Lave  as lentilhas em água ua corrente e deixe escorrer bem a água.
Coloque todos os ingrendientes no liquidificador ( exceto o gergilim) e bata bem até ficar cremoso.
Despeje na forma e polvilhe o gergelim, se estiver usando, e leve para assar. 
Asse  de 30-40 minutos. 
Espere 5 minutos e desenforme.
Deixe esfriando sobre uma grade.
Guarde o que sobrar em um pote de vidro fora da geladeira por 2 dias ou na geladeira por até 1 semana.
 
 
 
 

 
Essas são as lentilhas vermelhas - na verdade estão mais para lentilhas laranjas.

Receita by: Zara Cooks

No comments:

Post a Comment