October 16, 2012

Pudim de leite de coco

Coisa boa e o tal do "junta panelas", nao da tempo de se empanturrar na sobremesa porque quando voce ja viu ja foi.
Este pudim foi um puro exemplo do que eu disse. O coitado foi partido em tantos pedacinhos que nem deu para dizer que eu fugi da dieta.
Na minha teoria, se o pedaco de sobremesa e igual ao menor do que um dadinho ( aquele docinho quadradinho vendido nas casas de doces ), eu e todos que estao de dieta podem se gabar do fato de nao comer doces durante este periodo.
A conversa ta boa, mas vamos a receita, que por sua vez foi adaptada, readaptada, rere- adaptada.
As "a" e "re" deveram-se ao fato de eu querer um pudim bem sedoso, sem coco e com o minimo possivel de ovos.
Teria usado somente leite de coco e nada de leite de vaca se tivesse na despensa outra lata de leite de coco.Fica para a proxima rerereadaptacao.
A unica duvida que eu tenho diz respeito justamente ao leite de coco. Eu ja comprei 3 marcas diferentes de leite de coco vendidas aqui e com cada uma delas obtive resultados diferentes.
Por exemplo, a marca do Whole Food , e muito liquida e nao tem cheiro ou gosto de coco.
O leite de coco da marca Goya ( acredito que seja da Venezuela, Argentina? ) e a minha favorita, apesar de ser muito densa e deixar a desejar no sabor.
A marca mais facil de encontrar e a Thai, fabricado na Thailandia. O maior problema e a facilidade com a qual este produto estraga.
Sempre que eu abro uma lata, procuro usar todo o conteudo. Nao e la estas coisas, mas ja diz o ditado "quem nao tem cao, caca com gato".
 No Brasil eu sei que leite de coco nao e problema, so gostaria de saber como a consisitencia mais liquida afeta o resultado final.
 E normal o pudim murchar um pouco a medida que esfria.



Ingredientes para o pudim

400 ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
150 ml de leite de vaca
3 ovos grandes  ( gemas passadas pela peneira )


Ingredientes para a calda

1 xicara de cha de acucar
1/2 xicara de cha de agua quente

Modo de preparo

Comece a receita pela calda, despejando a agua e o acucar em uma penela pequena.
Deixe em fogo baixo ate comecar a ferver, entao aumente a chama para media.
Quando o caramelo comecar a ficar escurinho diminua a chama e mexa um pouco.
Desligue assim que a calda chegar ao ponto de caramelo.
Forre uma forma de pudim com capacidade para 1 1/2 litro com a calda de caramelo e reserve.
Bata os ingredientes do pudim e despeje na forma e cubra com papel aluminio ou papel manteiga.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 1:00 hora em banho maria ( o banho maria deve cubrir 3/4 da forma de pudim ).
Retire o pudim do forno e deixe esfriar a temperatura ambiente e entao leve a geladeira.
Desenforme depois de completamente frio.
Caso prefira um pudim com consistencia mais firme, adicione uma colher de sopa de amido de milho e bata com os demais ingredientes.








No comments:

Post a Comment