August 9, 2012

Creme caramel

Semana passada fui apresentada ao creme caramel.
Logo fui seduzida pela ideia de nao precisar de leite condensado, banho maria ( sera que entendi mal a receita?!) e horas de forno.
Achei um tanto suspeito...mas fiz.
Creme caramel deve ser lisinho, sem furinhos ( nao reparem os furinhos no meu creme caramel ).
Para nao matar nenhum frances do coracao, eu farei esta receita outra vez, tao logo apareca a oportunidade.
Achei delicioso, levinho e pouco adocicado .
A textura e macia, aveludada, escorrega garganta abaixo sem nenhum esforco.
E claro que nao da para deixar de comparar com o nosso velho e bom pudim de leite condensado.
So posso dizer que vale a pena tentar. Na duvida faca meia receita. Eu fiz apenas 1/4 da receita.
Eu prefiro fazer o caramelo a seco. Para tanto basta levar o acucar ao fogo bem baixo, mexer um pouquinho e tao logo adquira a cor de caramelo retire do fogo e coloque o fundo da panela em agua bem gelada para parar o processo de cozimento.


Ingredientes para cerca de 15 ramequins

1 litro de leite integral
4 ovos
3 gemas ( nao usei )
3 favas de baunilha Bourbon ( usei  extrato de baunilha )
200 gramas de acucar ( usei granulado, adicione mais acucar se achar que precisa )

Ingredientes para o caramelo

150 gramas de acucar granulado
60 ml de agua

Modo de preparo

Abra as favas de baunilha, raspe o conteudo e coloque numa panela ( a fava em si tambem vai para a panela). Acrescente o leite e leve para ferver.
Depois que o leite ferver leve-o para a geladeira e deixe a noite toda.
No dia seguinte, ferva o leite outra vez, porem sem as favas.
Neste momento ligue o forno a 150 graus.
Coloque todos os ovos e o acucar em uma tigela de vidro.
Use um batedor de arame e misture os ovos por 30 segundos.
Va despejando o leite e misturando.
Deixe a mistura repousar por 15 minutos entao passe por uma peneira. Reserve.
Para fazer o caramelo misture o acucar e a agua e leve ao fogo.
Desligue assim que atingir a cor de caramelo.
Despeje o caramelo imediatamente em ramequins ( so no fundo ) ou uma forma de sua preferencia.
Leve os ramequins  ao forno em banho maria  por cerca de 1 hora ( levei ao forno direto ).
Para saber se o creme caramel esta pronto, balance um dos ramequins, se a superficie formar circulos concentricos o creme nao esta pronto.
Por outro lado, se ao mexe-los estes apenas balancarem como gelatina entao estao prontos.
Retire-os do forno e do banho maria.
Deixe esfriar sobre uma grade e entao leve a geladeira por 2 horas no minimo antes de servir ( depois que eles esfriaram a temperatura ambiente, eu passei uma faca sem serra em toda a volta e virei nos pratinhos para servir. Nao grudou nada no fundo e o caramelo saiu todo. Ai levei a geladeira.).
Se voce optar por so retira-los dos moldes na hora de servir, passe o fundo de cada ramequim em agua quente por 20 segundos e entao desenforme
 Nao tive nehum problema em colocar o caramelo direto nos ramequins. Eles nao racharam, mas se ficar na duvida, coloque-os em banho maria com a agua ja quentinha e so entao encha-os.
 Eu deixei o caramelo mais escuro porque e assim que eu gosto. 
Ate tive a boa intencao de comprar as favas de baunilha, mas o preco me deixou na vontade. Agora que sei que a receita vale a pena, entao eu vou investir numas favas.




Receita adaptada de : Le Larousse des desserts by Pierre Herme




No comments:

Post a Comment